Saturday, November 5, 2016

Estratégia de treinamento de aprendizagem ppt

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIAS DE ENSINO


E NOVAS EXIGÊNCIAS CURRICULARES: UMA VISÃO CRÍTICA


Perspectives, Journal of TESOL-Italy, vol. XXIX, No. 2, Outono de 2002


Luciano Mariani


Introdução


Nos últimos anos tem havido uma crescente pressão sobre os professores e estudantes para provar, mostrar e "certificar" o que eles são capazes de fazer. Tem havido uma crescente preocupação com a produtividade, para os retornos que o trabalho escolar pode trazer pol A ênfase parece mudar cada vez mais para a competência - o que você pode fazer - e para o desempenho - mostrando que você pode fazê-lo. De certa forma, isso resultou em um deslocamento da atenção para longe de como - como você conseguir essa competência, o processo que você tem que passar, e também o que escolas e professores podem fazer para tornar a aprendizagem possível e gratificante para todos os alunos.


Neste artigo, discutirei uma idéia básica e quatro pontos principais. A idéia básica é que as estratégias de aprendizagem são componentes essenciais de um currículo, como pontes entre a competência (o que você tem que aprender a fazer) eo processo (o que você tem que percorrer para alcançar esse resultado).


Os quatro pontos principais são:


Primeiro, que as estratégias de aprendizagem pertencem ao aluno e devem ser mantidas distintas das estratégias de ensino; Em segundo lugar, que não há "boa" Estratégias porque as pessoas precisam descobrir as suas próprias; Terceiro, que precisamos de tarefas que estimulem o uso de estratégias; E, finalmente, que as estratégias devem se tornar parte de um discurso de sala de aula selecionado - em outras palavras, uma abordagem estratégica deve ser tecida nas formas como os alunos e os professores escutam e falam uns com os outros todos os dias ou, em termos mais técnicos, Padrões de interação.


As estratégias de aprendizagem são essenciais


Por estratégias de aprendizagem quero dizer qualquer ação que você pode ter que tomar para resolver um problema na aprendizagem, para ajudá-lo a aproveitar ao máximo o seu processo de aprendizagem, para acelerar e otimizar seu comportamento cognitivo, afetivo ou social. Para dar um exemplo, vou colocar o leitor deste artigo em uma situação de teste. Por favor, considere este sinal 1. que é removido do contexto onde ele geralmente aparece, responda as perguntas abaixo dele e compare suas respostas com meus comentários.


Assistente Provost para a Inovação Acadêmica e Eficácia e Professor de Educação Especial, Southern Illinois University Edwardsville


Fonoaudióloga terminando seu ano de bolsa de estudos em Illinois


Os estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) constituem uma porção significativa dos estudantes que recebem intervenção nas escolas. Bloom e Cohen relatam que 4,5 milhões de crianças nos Estados Unidos entre as idades de 3 e 17 tinham TDAH em 2006 (Bloom Cohen, 2007). Esta desordem pode ter um impacto significativo no sucesso acadêmico dos alunos devido à dificuldade com atenção seletiva, atenção sustentada, impulsividade e altos níveis de atividade. Uma característica específica que inibe o sucesso acadêmico é a capacidade reduzida de atender seletivamente para ouvir e seguir direções (Maag Anderson, 2007; Zentall, 2005). As estratégias de aprendizagem são uma intervenção freqüentemente usada para estudantes com ADHD (Zentall, 2005). Além disso, estratégias de aprendizagem para melhorar a eficácia de escuta são apoiadas para esta população (Alberta Education, 2006).


Este artigo centra-se em ensinar uma estratégia de aprendizagem para desenvolver a escuta melhorada em estudantes com TDAH. Os objetivos deste artigo são definir brevemente as estratégias de aprendizagem, discutir os aspectos necessários à escuta, introduzir a estratégia FOCUS, explicar como ensinar FOCUS e explicar como avaliar o uso do FOCUS pelos alunos em sala de aula.


O que é uma Estratégia de Aprendizagem?


As estratégias de aprendizagem são medidas tomadas pelo aluno para tornar a aprendizagem mais fácil, mais rápida, mais autodirigida, mais eficaz e transferível para novas situações (Oxford, 1990). Desenvolvido para ajudar os alunos a terem sucesso em uma variedade de áreas acadêmicas, estratégias de aprendizagem muitas vezes empregam o uso de um mnemônico de primeira letra usado para indicar os alunos a seguir as etapas da estratégia. Dependendo da estratégia, essas etapas orientam os alunos como eles trabalham em tarefas acadêmicas, tais como compreensão de leitura, escrita de parágrafo ou exame de teste. As estratégias de aprendizagem não ensinam o conteúdo dos alunos. Eles, no entanto, ensinar os alunos como abordar o conteúdo. Em vez de ensinar fatos de multiplicação de alunos, uma estratégia de aprendizado pode ensinar aos alunos as etapas necessárias para resolver um problema de multiplicação (Scott Compton, 2007). Provado como uma das técnicas de instrução mais eficazes para os alunos com problemas de aprendizagem, a instrução de estratégia é muitas vezes crucial para o sucesso dos alunos (Beckman, 2002; Reid Lienemann, 2006).


Quais são os elementos de escuta?


O primeiro passo no desenvolvimento de uma estratégia de aprendizagem para melhorar a escuta é identificar os elementos necessários na escuta. Primeiro, os ouvintes exibem vários comportamentos para permitir que seus parceiros de comunicação saibam que estão preparados para concentrar sua atenção na mensagem; Eles ficarão quietos, observarão o palestrante, olharão para os materiais apresentados pelo falante e evitarão remexer-se (Owca, Pawlak, Pronobis, 2003). Em segundo lugar, os indivíduos devem ser ouvintes ativos. Ser um ouvinte ativo em vez de um ouvinte passivo significa que um indivíduo pensa ativamente sobre a informação que está sendo compartilhada em vez de apenas passivamente ouvindo. Algumas maneiras pelas quais os indivíduos podem pensar ativamente sobre as informações incluem identificar as partes importantes, lembrando-se de se concentrar na mensagem, resumindo a mensagem, fazendo conexões com o que já sabem e visualizando a mensagem. Além de ser ouvintes ativos, os indivíduos devem ser participantes na comunicação. Os ouvintes podem fazer comentários, fazer perguntas e responder a perguntas (Brent Anderson, 1993; Owca et al., 2003). Essas habilidades foram usadas para desenvolver a estratégia de aprendizado abaixo para melhorar a audição de alunos com TDAH.


Desenvolver uma Estratégia de Aprendizagem para Ouvir


Os alunos bons são estratégicos, o que significa que eles possuem uma variedade de maneiras de enfrentar desafios cognitivos. Os bons ouvintes usam estratégias que melhoram seu desempenho quando lhes pedem para ouvir. A partir das observações e da literatura descritas acima, desenvolveu-se uma estratégia de aprendizagem para orientar os alunos em ações críticas que eles podem tomar para atender e processar informações verbais, comprometê-las com a memória e comunicar ao orador que elas estão interessadas. Cada etapa da estratégia corresponde a uma tarefa específica que os alunos devem concluir quando estão envolvidos na melhoria da escuta. FOCUS é o mnemônico desenvolvido para esboçar esta estratégia de aprendizagem. Cada palavra-chave é um verbo de ação que instrui os alunos sobre o que fazer (Figura 1).


Figura 1. Cartão de sinalização FOCUS


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